terça-feira, 1 de agosto de 2017

DOUTRINAS BÁSICAS.

BOM DIA!
UM DIA DE MUITA PAZ, GUARDADO E DIRECIONADO PELO  SENHOR!
HOJE VAMOS FALAR UM POUQUINHO SOBRE DOUTRINAS BÁSICAS.

Doutrina é definida como um conjunto de princípios que servem de base a um sistema, que pode ser literário, filosófico, político e religioso.
Doutrina também pode ser uma fonte do direito.
Doutrinas básicas de Cristo:  São ensinamentos ou conjuntos de princípios fundamentais da Palavra de Deus.
Na Bíblia encontramos as doutrinas básicas e, através delas a vida cristã é fundamentada, trazendo equilíbrio e firmeza para a vida do cristão.
As doutrinas básicas ensinam sobre o alicerce da fé. Onde devemos firma-la.
Não podemos edificar uma casa sem alicerces, Jesus relatou isso em Mateus 7:24-28:
"Todo aquele, pois, que ouve estas minhas palavras e as põe em prática, será comparado a um homem prudente, que edificou a casa sobre a rocha.  
E desceu a chuva, correram as torrentes, sopraram os ventos, e bateram com ímpeto contra aquela casa; contudo não caiu, porque estava fundada sobre a rocha.  
Mas todo aquele que ouve estas minhas palavras, e não as põe em prática, será comparado a um homem insensato, que edificou a sua casa sobre a areia.  
E desceu a chuva, correram as torrentes, sopraram os ventos, e bateram com ímpeto contra aquela casa, e ela caiu; e grande foi a sua queda.  
Ao concluir Jesus este discurso, as multidões se maravilhavam da sua doutrina;  
porque as ensinava como tendo autoridade, e não como os escribas"
Jesus fala da insensatez de se construir uma casa sobre a areia, onde o vento forte e a chuva a derrubam.
Jesus nos aconselha a edificarmos nossa casa espiritual sobre a rocha eterna que é Ele mesmo.
Jesus não era o único a apresentar doutrinas.
Em I Timóteo 4:1 vemos que o diabo e seus demônios também tinham suas doutrinas. 
"Mas o Espírito expressamente diz que em tempos posteriores alguns apostatarão da fé, dando ouvidos a espíritos enganadores, e a doutrinas de demônios"
Os Fariseus também tinham doutrinas. Colossenses 2: 22 " Então entenderam que não dissera que se guardassem, do fermento dos pães, mas da doutrina dos fariseus e dos saduceus".
Os homens em geral também tem doutrinas. Colossenses 2:22-23
"As quais coisas todas hão de perecer pelo uso), segundo os preceitos e doutrinas dos homens?  
As quais têm, na verdade, alguma aparência de sabedoria em culto voluntário, humildade fingida, e severidade para com o corpo, mas não têm valor algum no combate contra a satisfação da carne".
Qualquer ensinamento que venha contrariar as verdades estabelecidas por Jesus, deve ser reprovado, repreendido e totalmente desconsiderado por aqueles que decidiram seguir a Sã doutrina contida na Palavra de Deus.
Hebreus 13:9 "Não vos deixeis levar por doutrinas várias e estranhas; porque bom é que o coração se fortifique com a graça, e não com alimentos, que não trouxeram proveito algum aos que com eles se preocuparam".
A Palavra de Deus nos ensina e nos prepara a responder pessoas acerca daquilo que cremos. É preciso estar firme e convicto sobre verdades que nos são informadas para defender a Sã doutrina quando falsos profetas se levantarem com falsos ensinamentos.
Ao receber Jesus como salvador é preciso passar pelo processo de doutrinação, pois fundamentados na Palavra de Deus alcançaremos maturidade Espiritual.  Hebreus 5:13 e 14:
 " Ora, qualquer que se alimenta de leite é inexperiente na palavra da justiça, pois é criança;  
mas o alimento sólido é para os adultos, os quais têm, pela prática, as faculdades exercitadas para discernir tanto o bem como o mal" .
Conhecimento doutrinário nos guarda de enganos.
IITimóteo 4: 2, 3 e 4 " Prega a palavra, insta a tempo e fora de tempo, admoesta, repreende, exorta, com toda longanimidade e ensino.   
Porque virá tempo em que não suportarão a sã doutrina; mas, tendo grande desejo de ouvir coisas agradáveis, ajuntarão para si mestres segundo os seus próprios desejos,  
e não só desviarão os ouvidos da verdade, mas se voltarão às fábulas " .
Quando estamos firmados em verdades Espirituais, que fazem parte da Palavra de Deus, ficamos atentos a identificar aquilo que é nocivo e enganador.
Conhecendo estas verdades nos tornamos firmes para caminhar e nos posicionar contra o engano.
Só sabemos identificar o que está errado conhecendo o que é certo, e a Palavra de Deus, a Bíblia Sagrada é o certo.
I Tessalonicenses  5:21 " mas ponde tudo à prova. Retende o que é bom " .
Marcos 12:24  " Respondeu-lhes Jesus: Porventura não errais vós em razão de não compreenderdes as Escrituras nem o poder de Deus?  " .
Precisamos verificar se a doutrina confere com o testemunho das escrituras, toda escritura é inspirada, não somente alguns versículos.
A Bíblia considera nobre aquele que verifica as Escrituras.
Foi o Espírito Santo de Deus quem inspirou as Escrituras.
Atos 17: 11  " Ora, estes eram mais nobres do que os de Tessalônica, porque receberam a palavra com toda avidez, examinando diariamente as Escrituras para ver se estas coisas eram assim " .
A função do Espírito Santo é nos guiar em toda verdade.
A unção do Espírito Santo nos ensina sobre a verdade.
João falava a cerca da unção que esta presente na vida de todo crente. Aqueles que são nascidos de Deus tem a capacidade de reconhecer o engano por causa da unção que existe dentro dele através do ESPÍRITO Santo de Deus.
Doutrinas são fundamentos para a vida Cristã, Deus quer que Eu cresça e avance.
Deus tem um plano para cada pessoa, Ele tem algo que só Eu posso cumprir, da mesma forma que Eu tenho minha impressão digital que é única, Eu sou única e fui feita sob exclusividade DELE.
Lucas capítulo 8 nos mostra a responsabilidade que temos nestes últimos dias. Eu tenho uma responsabilidade diante de Deus; de busca-lo em oração, de estudar a Sua Palavra e assim estar preparado para pregar o evangelho a toda criatura.   
Eu creio que o desejo do Senhor não seja apenas ver um filho dele recebendo um doutorado em teologia. Ser Doutor em Bíblia não muda a vida do cristão.
O que Deus escondeu dos sábios e entendidos, ELE revelou pelo seu Espírito  aos pequeninos. Ser como um pequenino faz com que Deus se revele a nós. Deus quer que sejamos cheios do Espírito Santo fazendo a diferença por onde quer que passarmos.
Eu sempre ensinei minhas filhas que influenciar é melhor que ser influenciado. Eu sou uma mulher influenciadora para Glória de Deus.
A palavra de Deus é semente e para que Ela cresça em nosso coração é preciso rega-la.
Precisamos ser praticantes da palavra e não somente ouvintes pois quando apenas ouvimos e não praticamos, somos feitos como a semente que caiu em solo fértil mas não germinou. 
A palavra do Senhor é viva e eficaz. Ela nos garante que no nome de Jesus há poder, e milagres acontecem quando cremos nela e no nome de Jesus.
Um milagre só pode ser relatado por aquele que o recebeu, aquele que teve a vida transformada por Jesus, quem foi livre da morte, quem foi curado, somente quem tem experiências com este Deus, sabe da importância que esta Palavra tem. Isso é avançar com Deus. 
O diabo quer nos roubar isto, nos tirar do prumo, nos levar a pecar. Sabemos que não existe dardo do maligno que prevaleça diante do Deus todo Poderoso.
Eu acredito que quando um crente cheio da presença de Deus acorda pela manhã, o inimigo logo reagi: E agora? Como afetarei o dia dele? A Bíblia nos relata que muitas seriam as aflições do justo, mas Deus em todas nos livraria. Salmos 34:19:
Se levante o que se levantar sou mas que vitoriosa no Santo nome de Jesus. Glórias a Deus que sempre nos conduz em triunfo.
A firmeza em Deus, a fidelidade de Sua Palavra, nos leva a uma vida de confiança. Deus está presente, Deus me ajudará, Deus tem o meu futuro em Suas mãos. Sua Palavra é a verdade, agindo Deus quem impedirá?!

Nenhum comentário:

Postar um comentário